Endometriose causa sintomas incômodos nas mulheres
De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolver a doença, que afeta cerca de seis milhões de brasileiras atualmente.
Trata-se de uma doença que afeta muito a qualidade de vida das mulheres, mas, mesmo assim, muitas vezes só é descoberta nos exames de rotina. Muitas mulheres se acostumam com os sintomas e não procuram atendimento médico para entender o que há de errado quando sentem:
– fortes cólicas durante o período menstrual, as quais podem ser incapacitantes, fazendo com que as mulheres necessitem de atendimento médico de urgência ou precisem se afastar de suas atividades habituais;
– dor nas relações sexuais;
– dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
– dificuldade de engravidar.
Aliás, a infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose, sendo o principal fator que faz com que elas procurem atendimento médico e acabem descobrindo a doença.
Entenda que não é normal sentir dores durante o período menstrual ou fora dele e isso precisa ser investigado pelo ginecologista. Pode não ser endometriose e sim alguma outra condição que também deve ser tratada.
Entendendo a endometriose
O endométrio é a camada que reveste o útero internamente e mensalmente ele fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele e dar início a uma gestação.
Quando não há gravidez, no final do ciclo ele descama e resulta na menstruação.
Uma das teorias para explicar o aparecimento da endometriose é que um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica.
As causas para que isso aconteça ainda são desconhecidas, mas sabemos que há um risco maior de a doença aparecer se a mãe ou irmã sofrem com a doença.
Além disso, qualquer órgão da pelve pode ser acometido por essa doença, entre eles: intestino, bexiga e apêndice.
A endometriose é uma doença crônica, que regride espontaneamente com a menopausa, devido à queda na produção dos hormônios femininos e ao fim das menstruações.
Como tratar?
A endometriose pode ser tratada, principalmente com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da mulher.
Então, as mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação, os anticoncepcionais.
As lesões maiores de endometriose devem ser retiradas cirurgicamente, por meio da histeroscopia, por exemplo.
Porém, quando a mulher já teve filhos e não pensa mais em engravidar, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma boa alternativa.
Se você já tem uma endometriose diagnosticada ou tem apresentado sintomas, mas ainda ainda não sabe o que está acontecendo, agende a sua consulta, vamos investigar e tratar, para melhorar a sua qualidade de vida.