Veja como a mulher que quer engravidar deve se preparar para este momento
Quando uma mulher decide engravidar, ela já começa a pensar e se preocupar com a gravidez e a saúde do seu futuro bebê.
Muitas dúvidas passam pela sua cabeça, como “será que eu vou conseguir engravidar”? “Será que tenho alguma condição médica que dificulte essa gravidez ou mesmo que me impeça de engravidar”? “Será que vai transcorrer tudo bem e o meu bebê vai nascer saudável”?
Primeiramente, para garantir a saúde da mãe e do bebê, o ideal é que ela procure o médico ginecologista antes mesmo de começar a tentar engravidar.
Então, na consulta ela vai passar por uma avaliação pré-concepcional, cujo objetivo é identificar fatores de risco ou doenças que podem afetar o curso normal da gestação.
Além disso, também é o momento de reconhecer hábitos cujos efeitos adversos podem ser prejudiciais para a gravidez, como o tabagismo e o uso excessivo de álcool.
Histórico familiar é importante
Aliás, é fundamental conhecer o histórico clínico da paciente e isso é feito com o intuito de identificar e tratar as doenças prévias, como diabetes e hipertensão arterial, que podem afetar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe.
Assim, saber da história familiar relacionada a malformações e os antecedentes cirúrgicos da mãe, inclusive de cesárea ou curetagem é muito importante.
Também é fundamental relatar ao médico caso faça uso de medicações, pois algumas devem ser trocadas ou interrompidas para que a gestação corra bem.
A propósito, podem ser necessários alguns ajustes relacionados ao estilo de vida em relação a trabalho, sedentarismo e alimentação. Nós vamos avaliar todos esses riscos, às vezes mudar hábitos ou introduzir novos hábitos, como atividade física e uma boa alimentação.
Todas essas informações devem ser discutidas com seu ginecologista antes de engravidar. O que não podemos fazer é mudar tudo depois que a mulher já engravidou, isso precisa ser feito antes.
Então, tomando esse cuidado prévio, sua gestação será tranquila e os riscos para você e seu bebê serão muito menores.
Você quer engravidar? Então agende a sua consulta!