fbpx

Cirurgia ginecológica

Dra. Kelly fala sobre a necessidade de cirurgia ginecológica

Cirurgia ginecológica

Como lidar com a necessidade de cirurgia ginecológica?

 

Quando uma mulher recebe a notícia de que terá que fazer uma cirurgia ginecológica, em geral, é motivo de grande preocupação, muitas dúvidas e medo. 

 

Então, nesse momento, a principal função do médico é esclarecer as dúvidas e evidenciar o quanto será positiva a cirurgia, porque está relacionada à melhoria da qualidade de vida da paciente, com benefícios relacionados à saúde física e mental. 

 

Além disso, a medicina ginecológica deu um salto tão grande, que permite escolhas conservadoras e pouco invasivas, o que torna o momento da cirurgia uma experiência longe de ser assustadora. 

 

Nossos esforços, enquanto médicos, só terminam quando a paciente receber alta e puder retornar para casa, para sua família, com a certeza de ter escolhido o melhor caminho para o tratamento de sua queixa. 

 

O processo da cirurgia 

 

Ademais, toda cirurgia tem suas etapas bem definidas e devem ser compartilhadas entre médico e paciente.  

 

Então, feito o diagnóstico, determinada a necessidade cirúrgica e definida a data da intervenção, começa o período pré-operatório. É quando o paciente faz os exames que irão garantir um procedimento seguro. 

 

Também é nessa etapa que o paciente é encaminhado para outro especialista, caso haja necessidade, por exemplo o cardiologista. 

 

Além disso, antes da realização da cirurgia o médico deverá informar o tempo cirúrgico previsto, o tempo de internação e um pouco do que se espera do pós-operatório, para que a paciente possa se organizar. 

 

Assim, ela precisa estar ciente de quais sintomas podem surgir depois da cirurgia, por quanto tempo ela deve se afastar de suas atividades e das atividades físicas, se pode ou não ter relação sexual e quais os demais cuidados que deve ter. 

 

Um dos principais fatores de sucesso cirúrgico está na confiança e respeito entre o médico e a paciente, o que deverá se estender aos seus familiares e também a toda equipe médica. 

 

Aliás, a equipe de cirurgia normalmente é composta por: cirurgião, anestesista, instrumentador e a equipe do hospital. 

 

Como se preparar para cirurgia?

 

Esse preparo para a cirurgia é extremamente importante, principalmente para que a paciente vá mais tranquila para o hospital e não fique tão ansiosa. 

 

Por exemplo, se a paciente tem o hábito de fumar, é importante que ela comunique o cirurgião, porque ela deve interromper o fumo algumas semanas antes da cirurgia. 

 

Também é importante levar exames laboratoriais anteriores, principalmente os de imagem. 

 

Se a paciente faz alongamento de cílios ou de unhas, também é preciso retirar tudo antes do procedimento, assim como deve retirar apliques, brincos e piercings. 

 

Outro fator importante é informar a equipe sobre as alergias, tanto a medicamentos como, por exemplo, ao látex, porque isso é importante no preparo do centro cirúrgico. 

 

Por fim, o indicado é que a paciente chegue no hospital com uma antecedência de 2 horas, para fazer o procedimento de internação e se instalar com tranquilidade. 

 

E por falar nisso, se a paciente é ansiosa e tudo isso pode ser um gatilho para aumentar sua ansiedade, é importante que comunique o médico, porque podemos prescrever um calmante para que ela esteja mais tranquila no dia. 

 

Enfim, se você precisa realizar uma cirurgia ginecológica e está insegura ou ainda tem muitas dúvidas, é importante conversar com seu médico ou você também pode agendar uma consulta com a gente e esclarecer todas as questões. 

 

About Author

Related posts