Saiba quando os pólipos são motivo de preocupação
Sem dúvida, as mulheres se assustam quando vêem no resultado de seus exames de imagem a palavra pólipo. Mas será que isso realmente é motivo de preocupação?
Os pólipos podem surgir em outros órgãos, como vesícula e intestino, mas eles também podem se formar no útero.
O que é pólipo?
Pólipo é o crescimento de um tecido pediculado que se desenvolve em uma membrana de uma mucosa. No caso do pólipo endometrial, é o crescimento irregular do endométrio, que é a camada interna do útero.
Além disso, podem ser únicos ou múltiplos e terem diferentes tamanhos e formatos. São formações benignas e as chances de evoluírem para malignidade existem, mas são bastante raras.
Isso não significa que os pólipos não devem ser tratados, afinal 1% deles pode desenvolver malignidade.
Sintomas
Geralmente, os pólipos são assintomáticos. Mas, dependendo da quantidade, do tamanho e da localização, podem causar alguns sintomas, como:
- alterações no fluxo menstrual (aumento ou diminuição);
- ciclos menstruais irregulares;
- sangramentos fora do período;
- sangramento após a relação sexual;
- cólicas menstruais;
- sangramentos após a menopausa;
- infertilidade.
Assim, a presença desses sintomas deve sempre ser investigada pelo ginecologista, com a realização de exames complementares e até da histeroscopia, pois podem ser comuns a outras queixas ginecológicas.
Fechado o diagnóstico, é fundamental tratar a questão dos pólipos.
Tratamento
De forma geral, o tratamento mais indicado para os pólipos é sua retirada, uma polipectomia, feita por meio da histeroscopia.
Então, para mulheres em idade fértil e que desejam ter filhos, a polipectomia é indicada tranquilamente, assim como para aquelas que ainda não entraram na menopausa, sendo um pólipo único ou múltiplos.
A exceção podem ser os casos mais graves, em que os pólipos são muito numerosos e grandes, especialmente se a mulher já está ou já passou pela menopausa. Nesses casos, pode ser melhor indicada a histerectomia, que é a retirada do útero.
Mas, ainda assim, não é motivo para pânico. Se você está apresentando algum desses sintomas ou já tem o diagnóstico de pólipos e está preocupada, agende sua consulta.